De Helsinki/Kouvola para São Petersburgo

No inverno, eu fiz algumas viagens pelas redondezas, eu e minha amiga Vera Junqueira, que veio especialmente de Ribeirão Preto para ver a aurora boreal, mas acabamos fazendo passeios por países próximos da Finlândia: Rússia, Estônia e Letônia. Depois de algumas fotos e stories no “estragando” ( Instagram), alguns amigos comecaram a me mandar mensagens querendo saber como eles poderiam fazer essa viagem e curiosos quanto aos custos dela. Então, ao invés de responder para todo mundo, resolvi escrever um texto, contando sobre a viagem.

Estes países tem um custo relativamente baixo, a passagem Brasil-Finlândia pode ter um valor mais elevado.

O trem saindo de Helsinki custa 30 euros, saindo de Kouvola 25 euros, porém se comprado com antecedência ( 30 dias) a passagem sai por 18 euros ( valores por trecho) o site em inglês para quem precisar está aqui: site da VR e a estacão que deve ser escolhida é a de St.Petersburg Finljandski. Saindo de Helsinki a viagem demora 3 horas, de Kouvola 2 horas e 15 minutos, logo de cara, os primeiros fiscais finlandeses ( fofos, queridos e lindos) já passam para fiscalizar os passaportes e vistos, é bem engracado ver a cara deles de surpresa, quando mostro o meu passaporte brasileiro,  dizendo que não preciso de visto para Russia, depois na fronteira, é a vez dos fiscais russos, e dica, deixem a simpatia do brasileiro de lado ou para os fiscais finlandeses neste momento, funcionários públicos russos não são dados a sorrisos e nem a brincadeiras e muito menos se acham na obrigacão de falar com você, entregue seus documentos calado e responda perguntas caso sejam feitas ( PONTO). Você vai preencher um formulário, no qual DEVE informar onde ficará na Rússia, motivo da viagem e duracão da mesma NÃO PERCA O CANHOTO que fica com você, por nada neste mundo, na saída vão te pedir e se você não tiver corre o risco de ir para uma delegacia se explicar.

Verinha encantada com a paisagem branca
Hora de trocar o passaporte
Tio Russo!

Chegando na estacão, você vai se deparar com um monte de gente oferecendo taxi, na Russia os taxis não precisam ter placa de taxi, qualquer um pode te dar uma carona ( que pode sair muito cara), então eu uso este aplicativo aqui: Mais barato que UBER, se um dia você for para Russsia, usa o meu código GTIACOU e ganhe 15% de desconto nas primeiras 10 corridas ( baba baby!!), tem metrô do lado, mas eu não aconselho transporte público logo de cara, depois sim, tranquilo, deixo dicas do metrô mais adiante.

Aproveitando que você está dentro do táxi e indo para o hotel, vou escrever sobre os hotéis que já me hospedei e os que eu recomendo porque já passei na porta, ou porque têm uma boa localizacão.

Os mais elegantes e próximos do centro:

1- Hotel sokos Bridge Já me hospedei 4 vezes ( 3 vezes com o tio Artur 🙂 ) no SOKOS PALACE BRIDGE, é um 5 estrelas com uma academia e SPA muito bem frequentados por locais, a academia é um show a parte, homens e mulheres lindos que você não vê com facilidade nas ruas. Champagne no café da manhã, cozinheiro fazendo panquecas e omeletes ao seu gosto, no hotel está localizado o famoso restaurante Dans le noir ( existem 4 no mundo, da rede francesa original), aquele que você come no escuro, recomendo também, fui apenas uma vez ( prepare o bolso!) mas é uma experiência tão boa quanto o dinner in sky. Aqui tem um post antigo sobre ele: Da Finlândia para a Rússia.

Entrada do sokos
Academia do hotel

 

2-Hotel St.Petersburg Me hospedei uma única vez ( esta última que fui) e apesar de se auto entitular um hotel 4 estrelas, está longe de ser. Dou no máximo 3 estrelas, é um hotel com um chuveiro ótimo, cama deliciosa, café da manhã gostoso e bom atendimento, o custo benefício é bom. Apresenta alguns sinais do tempo, precisa de uma reforma, a localizacão não é central porém perto do metrô. Escolhi este hotel, porque estava com pouca grana, mas não abro mão do conforto, poderia ter escolhido opcões mais baratas no centro ( mas não estava tão sem grana assim), mas em hotéis menores, como estava com a Verinha, não queria me espremer em um quartinho de 15 m2, no final, ele cumpriu a missão dele. Apesar de não ser no centro, Do lado do hotel tem um teatro , restaurantes bem legais e para todo tipo de bolso, mercado, farmácia e metrô.

Nosso quarto standart duplo
Veroca checando o wifi, que era bom!
Vista do nosso quarto, a cúpula do teatro 🙂
área do café do hotel

HUOMIO!! ( Atencão em finlandês), Os hotéis abaixo eu Não me hospedei, mas recomendo pela localizacão e me hospedaria fácil:

  1. 1-Hotel DOMINA
  2. Dom boutique
  3. Belmonte hotel Europa

TOP 10 imperdíveis em São Petersburg, são:

  1. Museu Hermitage
  2.  Catedral do sangue derramado
  3. Catedral de St. Isaac
  4. Andar pela nevsky prospect
  5. Fortaleza de São Pedro e São Paulo
  6. Palace square
  7. Palácio de inverno de Catarina a grande.
  8.  Teatro Mariinski
  9. Catedral de Kazan
  10. Metrô de São Petersburg ( essas merecem um post falando somente delas, o metrô na Russia é um show a parte)

O que não fazer na Rússia:

  • Não pedir informacão gritando ( brasileiro fala alto, mas dá a impressão de estar gritando, manera no tom de voz, depois o russo é que passa por grosseiro).
  • Se alguém se oferecer para tirar foto sua, recuse. Geralmente vem com uma “taxa”, das pessoas fantasiadas com traje de época então FUJA!!
  • Palácio stroganov NÃO VALE O INGRESSO. FUJA.
  • Não perder o papel da imigracão
  • Reservar um hotel longe do centro, porque é barato.
  • Comprar ingressos de pessoas na fila dos locais turísticos

DICAS PRECIOSAS PARA ECONOMIZAR :

  • Comprar o ingresso para o balé antecipadamente pelo site OFICIAL do Mariinski, que é esse aqui: MARIINSKI
  • Comer no MARKET PLACE e provar um crepe no fast food russo TEREMOK
  • Contratar uma guia pelo menos por 3 horas para te ensinar a andar de metrô e macetes da cidade. Recomendo a minha amiga Catalina Semenova-Panshina ( ela está nas redes sociais e é guia formada, russa, mas com um português muito bom!!!)
  • Baixar o aplicativo de taxi GETT e fazer o favor de colocar o meu código de desconto GTIACOU, para ganhar 15 euros de desconto, sendo que táxi na Rússia, é bem barato.

Esqueca tudo o que você já ouviu sobre os russos e planeje uma viagem para Peter, se quiser ir ver uma SP Russa, vai para Moscou. Como o post ficou muito grande, as dicas acabam aqui. Dúvidas? Pergunte em um comentário 🙂

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s